André Carvalho foi distinguido pela sua tese de doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial.
A Direção do curso de Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial congratula-se com a atribuição do prémio Riccardo Dell’Anna 2020 ao Professor André Carvalho.
Entendeu a Academia Internacional para a Qualidade (IAQ) premiar a tese de doutoramento do docente de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade Lusófona. Este prémio reconhece a tese de doutoramento, a nível mundial, com os mais significativos e inovadores contributos para a área de Engenharia e Gestão da Qualidade.
André Carvalho é Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia e membro do EIGeS-Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade. Os resultados da investigação do docente avançam que as organizações com foco na Qualidade e melhoria contínua conseguem resistir e prosperar em ambientes cada vez mais complexos. Muitos estudos provam que as iniciativas de gestão da Qualidade e de melhoria contínua ajudam as empresas a alcançarem o sucesso em ambientes estáveis. Entretanto,o mesmo não era observado noutros contextos mais incertos. Este trabalho provou que o mesmo pode acontecer em ambientes instáveis, se as empresas aliarem a procura pela Qualidade com os princípios da agilidade, através da uma transformação cultural.
O estudo, que decorreu ao abrigo do Programa Doutoral “Líderes para Indústrias Tecnológicas” do Programa MIT Portugal, analisou dez organizações em Portugal e Estados Unidos. Foi realizado entre 2016 e 2020, e os trabalhos decorreram na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.