Estudante de Comunicação nas Organizações publica trabalho na revista “Jornalismo & Jornalistas”
A edição 68 da revista Jornalismo & Jornalistas apresenta um artigo escrito por Cauê Borges dos Reis Muniz, aluno do curso de Mestrado em Comunicação nas Organizações da Universidade Lusófona, sobre a influência doframing e dos valores-notícia na construção da reportagem “Harvey Weinstein Paid Off Sexual Harassment Accusers for Decades”, do jornal The New York Times.
O tema assédio sexual mostra-se recorrente nos títulos dos media. Uma das vertentes mais abordadas dentro desta temática refere-se às denúncias constantemente feitas a celebridades e outros profissionais do entretenimento, especialmente na indústria cinematográfica.
O objeto de análise do aluno Cauê Muniz concentra-se em Hollywood, mais especificamente na reportagem Harvey Weinstein Paid Off Sexual Harassment Accusers for Decades, publicada (online e impressa) do jornal The New York Times (5 de outubro de 2017). Esta reportagem viria a ser a principal responsável por gerar a onda de denúncias feitas contra atores e outros profissionais do cinema norte-americano (e mundial) e motivou, também, o surgimento de movimentos como Tim’s Up.
O tema mantém-se atual, não apenas pelo simples fato das denúncias continuarem a ocorrer, mas porque o tema viria a motivar o debate sobre a a igualdade de gênero e racial, seja no cinema ou em outras áreas.
Jornalismo & Jornalistas Nº68 Outubro/Dezembro