A escola e os alunos mais premiados

São os nossos alunos que fazem da Universidade Lusófona um espaço de reconhecido mérito.

Aluno lança livro sobre imagem no marketing turístico

Adinan Nogueira, nosso aluno de Doutoramento de Ciências da Comunicação, lançou o seu primeiro livro.

O publicitário Adinan Nogueira, sócio-proprietário da Agência Cervantes em Poços de Caldas, lançou seu primeiro livro na quinta-feira (10). “A Imagem no marketing turístico: conceitos e metodologias de medição” trata do papel da imagem turística formada na cabeça do público-alvo e públicos afins na escolha de um destino. Entre outros assuntos, o livro busca responder à seguinte questão: “Se uma imagem vale mil palavras, quantas palavras e conceitos tem a imagem de um produto na sua cabeça?”.

O livro apresenta conceitos, métodos e formas de avaliação e mostra vários aspectos que foram ampliados a partir de uma intervenção publicitária, além de revelar que aqueles que fazem parte do imaginário coletivo a respeito da cidade, como estar sobre a “boca” de um vulcão, ou ser a cidade das rosas, não estão tão marcantes na cabeça dos seus diversos públicos.

Segundo o autor, todas as formas de comunicação que passam e formam algum traço ou característica de uma localidade na cabeça dos consumidores terão importância. Se houver a inexistência de conhecimento e de características do lugar vendido na cabeça do público alvo, certamente este praticamente não será vendido, ou pior ainda, não será cogitado para uma possível destinação a ser comprada, diferentemente de um destino que já teve exposições na mídia ao longo da sua existência, ou mesmo investiu em campanhas publicitárias. Ele explica que a partir do momento que essas destinações se transformam em verdadeiras marcas, essas localidades passam a vender, pois se tornam imagens claras e fortes na cabeça dos consumidores.

Para Nogueira, a imagem formada na cabeça do consumidor através do seu relacionamento com as diversas mídias ou mesmo formada pelo boca a boca é um elemento determinante e influenciador do comportamento de compra quando este busca informações para tomar decisões.

“Uma boa imagem também ajudará a criar um posicionamento adequado e competitivo, desde uma localidade turística, até os políticos na hora dos eleitores decidirem em quem votar. Também com um bom diagnóstico fica mais fácil planejar campanhas publicitárias com maior precisão, corrigindo o que for necessário ou ampliando o que for estrategicamente mais positivo para as marcas, quer seja de um produto, profissional de qualquer área, ou de uma localidade turística. Isso aumenta a força das marcas para gerar mais dividendos”, explica.

A obra serve de auxílio para gestores de marcas, especialmente de produtos turísticos. É indicada ainda aos estudantes e profissionais de marketing, turismo, propaganda e administração.

Haverá lançamento também na Feira do Livro em Poços de Caldas, no dia 30/04, na Urca.

Fonte: Poços Já

Copyright © 2018 COFAC. Todos os direitos reservados. | Gestão de conteúdos por Produção Multimédia